Bispo de Aveiro reconhece Famílias de Caná como movimento diocesano em Mogofores.

2016-07-01 14:02

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O movimento católico “Famílias de Caná”, criado em Mogofores (Anadia), a 14 de setembro de 2013, acaba de ser reconhecido como movimento diocesano, pelo Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro. Esta decisão, ‘ad experimentum’ por um período de três anos, resulta de uma análise da Diocese à forma como este movimento desafia e tem conseguido cativar fiéis à prática da oração familiar, ao ponto de reunir já seis Aldeias de Caná em todo o país, desde Vila Nova de Famalicão a Almada.

Para assinalar este reconhecimento da Diocese, a basílica do Santuário Nacional de Maria Auxiliadora, em Mogofores, vai receber uma eucaristia extraordinária, celebrada pelo Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, este domingo, a partir das 15h30, altura em que será formalizada, esta certificação da Igreja. Na ocasião, será apresentado, oficialmente, o site do movimento (www.familiasdecana.pt)

“As Famílias de Caná nasceram quando a família Power sentiu o chamamento de Deus para partilhar com outras famílias a sua forma particular de ser igreja doméstica”, é desta forma simples mas rica que Teresa e Niall definem o movimento. O Niall é irlandês, foi educado na fé católica, foi escuteiro e participou desde sempre na vida paroquial, em família. A Teresa é natural de Lisboa, mas viveu e cresceu em Castelo Branco. Participou desde pequena, em família, nas atividades da sua paróquia. Integrou o movimento “Convívios Fraternos” com quinze anos, fazendo parte da equipa coordenadora ao longo dos anos seguintes, até casar.

Niall e a Teresa conheceram-se na Alemanha em 1992, a meio dos seus cursos universitários, inseridos no projeto Erasmus de mobilidade de estudantes. Uniu-os desde o início a fé católica e um grande amor a Nossa Senhora, a quem se consagraram no dia do seu casamento, a 27 de julho de 1996, em Fátima. Ambos exercem as suas profissões, o Niall na Universidade de Aveiro, a Teresa como professora de Inglês em Anadia.