Biocant recebe Jornadas Técnicas sobre espumantes da Bairrada.

2019-11-28 11:31

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

“Bairrada: Conhecer, Interpretar e Valorizar” é o título das Jornadas Técnicas que vão decorrer esta sexta-feira, dia 29 de Novembro, entre as 09h30 e as 17h30, no Biocant Park, em Cantanhede.

Um dia dedicado a explanar o conhecimento adquirido e desenvolvido nos últimos três anos, com o foco na vinha e no vinho, em particular no que diz respeito ao espumante.

Em debate vão estar temas tão diversos como a caracterização de solos (apresentação de caso prático pelo Instituto Raíz); a identificação e actualização das parcelas vitícolas no território (Geosense); a caracterização das castas Baga, Bical, Cercial, Maria Gomes e Arinto, com base na colheita de amostras de diversos locais da região da Bairrada, quer do ponto de vista aromático quer do ponto de vista físico-químico e metabólico (Biocant e Universidade de Aveiro).

Vai ainda ser abordado o estudo, ainda em curso, realizado pela Wine Intelligence para a Bairrada sobre as possíveis formas de internacionalização do produto Espumante.

Para finalizar, uma comunicação do Departamento de Economia e Gestão da Universidade de Aveiro (DEGEIT) sobre indicadores de performance para apoio à tomada de decisão no sub-sector do vinho espumante.