Bienal de Cerâmica Artística de Aveiro mosta Aveiro ao país.

2017-11-08 16:03

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O seminário 'Novas Tecnologias de Decoração na Indústria Cerâmica', no âmbito da Bienal de Cerâmica Artística de Aveiro, reuniu empresas, investigadores e Associações representativas do setor.

A iniciativa da Sociedade Portuguesa da Cerâmica e do Vidro confirma o "relançamento da atividade" no setor da cerâmica, mais associado à construção. Retoma financeira que o Presidente da Sociedade, Carlos Rodrigues, confirma, alicerçado também nas exportações. (com áudio)

Esta 13.ª edição da Bienal, uma das Exposições de referência na área da cerâmica artística, decorre até 4 de Dezembro nos Museus de Aveiro e integra várias iniciativas na cidade. Há exposições, instalações, workshops e ateliers, programa para famílias, conferências, debates e visitas guiadas, apresentando ao público cerca de 90 obras de diversas partes do mundo.

Paulo Simões, diretor de qualidade das Fábricas Vista Alegre, assume que é um momento importante para quem pretende manter políticas de inovação. "Estamos na linha da frente e tentamos inovar todos os dias. Estamos aqui para poder estar à frente em termos de novas tecnologias e mais informados", referiu.

A Câmara de Aveiro fez a aposta na Bienal como forma de dar expressão à tradição da região, neste setor.

Capão Filipe, Vereador da Cultura, explica que além da vertente cultural se 'joga' a importância económica do setor. "Somos uma referência nacional neste sector. As nossas empresas são boas. Toda a região 'empresta' uma cultura à cerâmica artística".

As conversas com investigadores no Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro, no próximo dia 11, marcam mais um dos momentos da Bienal de Cerâmica Artística.