Bicicletas públicas de Anadia finalistas no Green Project Awards.

2016-12-27 16:41

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Anadia é finalista dos Green Project Awards 2016 com o projeto b→AND – Serviço de Bicicletas Públicas de Anadia. Trata-se de um projeto internacional que visa distinguir as entidades nacionais que se destacam pelo seu contributo para o desenvolvimento sustentável do país e debater a sustentabilidade das cidades do novo paradigma económico, premiando as boas práticas em projetos que concorram para a concretização de tais objetivos.

A presença de Anadia entre os finalistas deve-se à candidatura apresentada pela autarquia na categoria “Cidades Sustentáveis”, destinada a projetos que tenham produzido impacto positivo no ecossistema urbano (comunidades urbanas, espaço público, infraestruturas, entre outras), no sentido de melhorar o metabolismo das cidades e a qualidade de vida dos seus habitantes, promovendo o desenvolvimento dos centros urbanos, nas várias dimensões da sustentabilidade, económica, social e ambiental”.

O projeto candidatado pela Câmara Municipal de Anadia foi o b→AND, um serviço de bicicletas públicas que consiste na disponibilização gratuita destes veículos a partir de parqueamentos situados em pontos estratégicos da rede de ciclovias do concelho.

Este sistema de transporte foi apresentado em setembro de 2014 e implementado em fevereiro de 2015, estando toda a informação disponível na página eletrónica do serviço b→AND, cujo acesso é feito a partir do website do Município de Anadia (www.cm-anadia.pt), à qual está ligada a sua gestão integrada, assente numa plataforma digital.

A cerimónia de entrega de prémios da nona edição do GPA decorrerá no próximo dia 23 de janeiro, na Fundação de Serralves, no Porto. Os GPA contam com o apoio institucional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e têm o alto patrocínio da Comissão Europeia, sendo realizadas edições em Portugal, no Brasil, em Cabo Verde, em Moçambique e em Angola.

O júri será presidido pelo embaixador Murade Isaac Murargy (secretário executivo da CPLP), e conta igualmente com Nuno Lacasta (presidente do júri GPA Portugal e presidente da Agência Portuguesa do Ambiente), e com Nuno Sequeira (vice-presidente do júri GPA Portugal e presidente da Quercus).