Biblioteca Municipal de Ílhavo prepara programa especial para celebrar o Dia Mundial do Livro.

2017-04-20 15:34

Categoria: 

Concelho: 

A Biblioteca Municipal de Ílhavo comemora do Dia Mundial do Livro num fim de semana dedicado às letras.

Este sábado, entre as 9h e as 13h, há Oficina de Narração Oral e Mediação do Livro e da Leitura, por Jorge Serafim. Ação direcionada a Educadores, Professores, técnicos de Biblioteca, Animadores de Leitura e público em geral.

À noite, às 21h30, há sessão de contos com Jorge Serafim. “Conto para que as palavras regressem a casa mais cedo. Para que entre nós deixem de haver vazios difíceis de habitar. Como as aves rumo a um sul à espera de existir. Conto para dar sentido aos passos que faço. Para reaprender a amar todas as ruas que percorro e entender todas as gentes que encontro. Conto para apagar silêncios fundos e afagar tristezas demoradas. Para fazer dos dias a morada da fala e dos meses a terra sonhada. Conto para que tudo à minha volta seja mais bonito. Tão simples de fazer tão complicado de entender...”

Jorge Serafim é também Stand Up Comedian e narrador. Como humorista, tornou-se conhecido do grande público devido à participação regular em diversos formatos televisivos, na SIC, RTP1 e RTP2.

Na segunda, dia 24, entre as 10h e as 14h30, destaque para uma sessão “À conversa com…” e a participação de Luísa Ducla Soares

A autora Luísa Ducla Soares, uma das mais conhecidas autoras de livros infantis, destacada ao longo deste ano letivo, no Programa de Promoção do Livro e da Leitura da Rede de Bibliotecas de Ílhavo, estará presente na Biblioteca Municipal para uma conversa com os seus leitores.

Maria Luísa Bliebernicht Ducla Soares de Sottomayor Cardia, considerada uma das mais relevantes escritoras portuguesas na área da Literatura Infantil, estreou-se em 1970. O seu primeiro livro infantil, “A História da Papoila” (1972), recebeu em 1973 o Grande Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho, recusado pela autora por razões políticas. Em 1986 recebeu o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças pelo Melhor Texto do Biénio 1984-1985, com o seu livro “6 Histórias de encantar” e dez anos mais tarde o Prémio Calouste Gulbenkian pelo conjunto da sua obra. Em 2004 foi nomeada para o Prémio Hans Christian Andersen da IBBY (International Board on Books for Young People).

No espaço da Biblioteca Municipal de Ílhavo poderá ainda ver as exposições “À descoberta de… Luísa Ducla Soares”, com trabalhos desenvolvidos pelos alunos do município nos diferentes níveis de ensino, num trabalho simultâneo de descoberta da vida e obra da autora (patente até 29 de abril) e “O Som das Palavras”, uma exposição de João Vaz de Carvalho que reúne 32 ilustrações originais que o autor criou para as lengalengas e poemas da autora.

Um dos conjuntos desta exposição é parte integrante do livro “Quem dá asas às palavras”, de Luísa Ducla Soares, recentemente vencedor do 2017 Applied Arts Photography & Illustration Awards (Canada) na categoria Complete Book Illustration.

 

 

terranova@terranova.pt

Endereço Postal: 
Apartado 42
Rua Gil Eanes, 31
3834-908 Gafanha da Nazaré

Estúdios:
Rua Prior Guerra
Edifício do Centro Cultural da Gafanha da Nazaré
3830-556 Gafanha da Nazaré

Tel: 234 390 100
Fax: 234 390 103