Biblioteca de Oliveira do Bairro promove 'Encontros com Saúde'.

2019-01-11 16:46

Categoria: 

Concelho: 

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro vai promover mais uma edição do projeto “Encontros com Saúde”, desta vez com três ciclos de workshops, para públicos diferenciados, que se vão realizar ao longo de 2019 e que têm por objetivo o ensino e a explicação de estratégias de relaxamento, de promoção da saúde mental, motivação e criatividade, designadas como competências do século XXI.

O primeiro ciclo, que vai decorrer até março, intitula-se “Encontros com Saúde + 60” e tem a primeira sessão no próximo dia 22 de janeiro, 3.ª feira, das 14h00 às 15h00. Em destaque, vão estar os desafios que afetam o bem-estar físico e emocional das pessoas idosas e a sua relação com as dinâmicas familiares e sociais, com a perda de papéis e responsabilidades e com a deterioração de várias habilidades físicas e mentais desta população. Vão ser ainda abordadas estratégias de promoção de saúde física e mental vocacionadas para este público, com momentos de implementação prática.

O projeto “Encontros com Saúde”, promovido pela Biblioteca Municipal em parceria com a Clínica de Reabilitação Móvel – REAB, tem como objetivo principal educar e promover a discussão na comunidade sobre a saúde pública, salientando a importância da leitura, neste âmbito, como ferramenta de promoção, assumindo que as habilidades do ser humano e o seu bem-estar dependem do equilíbrio entre a saúde física e a saúde mental.

As sessões do projeto são realizadas na Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro, sendo a participação gratuita, com inscrição obrigatória que poderá ser feita até ao dia anterior, via e-mail.

Inaugurada em outubro de 2000, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro é um serviço público integrado na Rede Nacional de Leitura Pública, que tem como missão desenvolver uma política integrada de promoção do Livro e da Leitura no concelho, proporcionando a todos os munícipes o acesso à Cultura, à Informação, à Educação e ao Lazer, contribuindo desta forma para elevar o nível cultural e a qualidade de vida no concelho. Este equipamento, que também se insere na Rede Concelhia de Leitura, de que fazem parte os Polos de Leitura de Oiã, Palhaça, Bustos, Troviscal e Mamarrosa, realiza periodicamente uma série de atividades de promoção do livro e da leitura, dirigidas a vários públicos, que vão dos bebés aos seniores. A Biblioteca Municipal disponibiliza ao público os serviços de empréstimo domiciliário, leitura de presença/consulta local, acesso a computadores e internet, serviço de referência/apoio e orientação bibliográfica, reprografia, serviço de extensão cultural, serviço de animação/”Hora do Conto” e apoio às Bibliotecas Escolares, entre outros.