'Barbie in the House' do 'Festival Cabelos Brancos' com inscrições abertas.

2018-08-28 17:40

Categoria: 

Concelho: 

O “Festival Cabelos Brancos”, uma aposta da Câmara Municipal de Ílhavo direcionada à comunidade sénior, terá lugar entre os dias 14 e 29 de setembro, mas desde o dia 22 de junho que têm sido desenvolvidas um conjunto de atividades preparatórias.

Um importante destaque dentro da programação do Festival, pelo seu caráter mobilizador, vai para a atividade criativa “Barbie in the House”, de António Bastos, que é um projeto aglomerador que "pretende envolver uma comunidade artística formada por cidadãos seniores a partir dos 60 anos, conjugada com a harmonia da Filarmónica Gafanhense".

O mote "é uma fusão artística contemporânea desde a dança à música eletrónica, passando pelas tradições locais exploradas com a comunidade artística sénior local. O projeto ambiciona contar com a participação de 100 seniores, distribuídos por uma orquestra e uma turma de danças de salão, que serão formados através de vários workshops e ensaios que terão lugar a partir do dia 6 de setembro".

"Tendo como base um programa predefinido, mas aberto ao improviso e às ideias dos participantes, desenvolvem-se registos originais ao encontro de dois desafios: fazer música e espetáculos. As relações de proximidade e convívio ditam atividades em que os afetos se misturam com o prazer de cantar, de tocar, representar, com personagens a comandar as sessões, outras estruturadas em jogos, expressão corporal, a exploração de instrumentos convencionais, incomuns ou eletrónicos, permitindo experiências imediatas de criação musical. Fazem, enfim, valer muitos caminhos na descoberta ativa da música".

O projeto irá apresentar músicas inglesas e portuguesas, nos estilos de eletrónica, jazz, clássica e House.

As inscrições encontram-se abertas até ao dia 5 de setembro.