Baga Bairrada alarga oferta com 20 espumantes produzidos com casta própria.

2017-12-06 08:10

Categoria: 

Concelho: 

A importância da casta Baga na diferenciação dos espumantes Bairrada está a ganhar peso e a Faina Maior integra o portfólio. Neste momento há 20 produtos no mercado com esta tipologia confirmando a crescente importância da casta Baga.

O projeto foi lançado em Julho de 2015 quando a Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB), na pessoa do seu presidente, Pedro Soares, apresentava em Lisboa – na sala da ViniPortugal –, a nova categoria de espumantes da região.

O ‘Baga Bairrada’, chegava ao público com cinco referências e em dois anos chega às 20 as referências. As novidades são o ‘Declínio Baga Bairrada branco’ (Agro Paulo Ferreira), ‘Alazão Baga Bairrada Reserva Bruto branco 2015 (Fernando Martins - Quinta do Cavaleiro), ‘Faina Maior Baga Bairrada Bruto branco 2014’ (resultado de uma parceria entre o Município de ílhavo, a Associação Rota da Bairrada e a CVB), o ‘Castelar Baga Bairrada branco 2013’ (Vinícola Castelar) e o ‘Original Baga Bairrada Reserva Bruto branco 2015’ (Positive Wine).

A Comissão Vitivinícola da Bairrada pretende “sinalizar, demarcar e autenticar a casta Baga como variedade típica (e predominante) da Bairrada, valorizando a casta, a região vitivinícola, e gerando notoriedade para o grande factor diferenciador: a Bairrada como região com massa crítica suficiente para fazer espumantes brancos de uma casta tinta”.