Aviso de mau tempo vigora ao longo da semana.

2024-03-25 10:52

Categoria: 

Concelho: 

Um total de 15 distritos de Portugal estão sob aviso amarelo devido às previsões de mau tempo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera lança aviso com previsão de chuva, queda de temperaturas e agitação marítima.

Aveiro, Castelo Branco, Bragança, Coimbra, Viseu, Braga, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo e Leiria foram colocados sob aviso amarelo.

Já na agitação marítima, o aviso vai para Aveiro, Coimbra, Braga, Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria e Beja.

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertam para o agravamento das condições meteorológicas e de agitação marítima para o continente e Madeira.

A previsão do estado do mar e do vento aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima na costa ocidental de Portugal continental entre as 12h00 de hoje, dia 25 de março, e as 12h00 de sábado, dia 30 de março.

A agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente de Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os 8 metros e uma altura máxima de 14 metros, com período médio entre os 10 e os 14 segundos.

O vento poderá registar uma intensidade média até a 65km/h e rajadas até a 120km/h, provenientes do quadrante Noroeste.

Avisos para a comunidade piscatória e da náutica de recreio regressarem aos portos de abrigo e adotarem medidas preventivas de segurança na amarração das embarcações.

À população em geral desaconselha-se a prática de passeios junto à orla costeira e nas praias.