Aveiro: Viagem de Fernão de Magalhães é tema de palestra para escolas e público em geral.

2019-09-26 16:21

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Rotary Club de Aveiro está a preparar uma palestra sobre a primeira viagem de circum-navegação e mobiliza as escolas de Aveiro.

No ano em que se assinalam os 500 anos da primeira viagem à volta do mundo, a palestra aborda a conquista de Fernão Magalhães.

“Fernão de Magalhães (1480-1521), o primeiro navegador que circumnavegou o planeta Terra” é o mote da iniciativa agendada para a próxima segunda-feira.

A palestrante será a professora no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Carlota Simões.

O grande feito de Magalhães foi ter ligado o Atlântico ao Pacífico por uma passagem até então desconhecida e ter atravessado toda a imensidão do Pacífico, cuja vastidão era então desconhecida.

Ficaram a faltar os 22 graus de longitude que separam Malaca (que Magalhães atingiu ao serviço da coroa portuguesa) de Cebu (que ele atingiu ao serviço da coroa castelhana) para poder dizer-se que Magalhães deu de facto a volta ao mundo.

A utilização do programa Google Earth, com a visualização de zooms que conduzem da escala planetária à visualização em escala humana dos diversos locais percorridos por Magalhães e Elcano, vai revelar de modo claro as muitas dificuldades encontradas durante a viagem, tornando ainda mais heróico o feito daquela armada.

Sessão marcada para a próxima segunda-feira (30), às 17h, na sede do no Auditório da Escola Secundária José Estêvão.

Os agrupamentos de escolas de Aveiro aderiram ao evento e a sessão é aberta à comunidade.