Aveiro: Tendas para “Unidade Covid-19" instaladas junto ao Centro de Saúde.

2020-03-19 07:35

Categoria: 

Concelho: 

A autarquia anuncia a instalação a “Unidade Covid-19 / Aveiro”, num processo liderado pelo agrupamento de centros de saúde do Baixo Vouga e pelos Coordenadores das USF’s do Município, e com a cooperação da Câmara Municipal de Aveiro.

Junto ao Centro de Saúde de Aveiro serão instaladas tendas do Exército Português com o apoio da AdRA e da EDP.

Este serviço será ativado proximamente, em função das necessidades e por decisão do ACeS-BV.

Precavê já o aumento do número de casos suspeitos.

A Câmara de Aveiro ativou o Plano Municipal de Emergência e congela a atividade autárquica presencial.

Ribau Esteves emitiu o despacho com implementação imediata para ativar os serviços essenciais presenciais e em teletrabalho da CMA, contribuindo para aumentar os mecanismos de proteção individual e comunitária.

O referido despacho tem efeitos imediatos e pelo período referencial de dois meses ou até publicação de novo despacho.

A autarquia explica que até ao momento não são conhecidos casos de contaminação pelo Covid-19 na CMA e na sua Empresa Municipal Aveiro Expo.

Com a declaração do estado de alerta e emergência nacional e os desenvolvimentos e agravamento substancial da propagação da Covid-19 na Região, no País e na Europa, Aveiro admite como “necessário e imperioso” reforçar as medidas de prevenção e contenção para diminuir riscos de contágio.

O atendimento presencial no Gabinete de Atendimento Integrado e na Polícia Municipal está suspenso.

Os Serviços da CMA funcionarão com um horário base de segunda a sexta-feira, no período das 09.00 às 15.30 horas, e em regime de jornada contínua.

Os três Mercados Municipais são mantidos abertos ao público para prestarem o fundamental serviço aos Cidadãos de venda de bens alimentares, com horário específico e os parcómetros foram desativados.

A Câmara dispensa da presença no local de trabalho a 250 Funcionários, que se juntam aos cerca de 70 que desde 16 de Março estão a casa a fazer a guarda dos Filhos até aos 12 anos.

Haverá grupos rotativos para assegurar os serviços.

A CMA passa a ter cerca de 90 Funcionários em serviço presencial e 130 em teletrabalho em casa.