Aveiro: Rotundas em Esgueira a concurso.

2019-08-07 18:03

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Executivo Municipal de Aveiro tomou conhecimento do despacho do Presidente que autorizou a abertura de procedimento por concurso público para elaboração dos projetos de construção de duas novas rotundas a Nascente e a Poente do “Túnel de Esgueira”, pelo valor base de 74.000€ (+ IVA) e requalificação do Túnel de Esgueira (sob a Linha do Norte).

É mais um projeto no âmbito do Plano de Ação para a Regeneração Urbana do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro (PEDUCA).

A rotunda a nascente do túnel, na Rua de Viseu, visa melhorar a acessibilidade e qualificar o eixo de ligação ao núcleo central de Esgueira.

A rotunda a poente, a projetar no entroncamento entre a Rua de Viseu e a Rua do Senhor dos Milagres, tem o objetivo de qualificar a ligação urbana à Avenida Dr. Lourenço Peixinho.

Na reunião desta tarde foi aprovado o projeto para reabilitação de novo troço na Estrada de São Bernardo. São mais 4900 euros para cuidar da extensão entre a antiga EN 109 (junto ao Pingo Doce) e a rotunda de ligação à Rua Dr. Ernesto Paiva.

O lançamento desta obra acontece numa altura em que está em fase final de execução a empreitada de reabilitação de outro troço da Estrada de São Bernardo, compreendido entre o cruzamento com a Rua Padre Pascoal e a Rua Cega num investimento da CMA, no valor de 235.393,75€ (+IVA).

Este dia fica marcado pelo reforço de sinalização de Estradas em Aveiro. A autarquia investe cerca de 55 mil euros em sinalização rodoviária.

O PS espera que investimentos em reabilitação urbana não esqueçam as vias cicláveis e pedonais entre algumas das freguesias urbanas e o centro de Aveiro.

Inclui Cacia, Azurva, Santa Joana, São Bernardo, Aradas e Verdemilho nesta oferta.

"Acresce que o conjunto de serviços, habitação e duas escolas na zona de implementação tornam inevitável incluir vias exclusivas para os modos suaves de circulação".