Aveiro reflete sobre pedagogia Montessori.

2019-11-21 18:30

Categoria: 

Concelho: 

A iniciativa Aveiro em Transição, a Fundação Padre Félix e a Associação de Solidariedade Social Casa Mãe de Aradas assinalam as comemorações do 30.º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança com a realização de uma tertúlia sobre a “abordagem Montessori na educação”.

A pedagogia Montessori é um exemplo da implementação prática eficaz das ideias da educação em liberdade.

A principal diferença entre o método Montessori e os métodos do ensino tradicionais é a atitude em relação à criança, que se entende como uma personalidade única e inimitável, com o seu próprio plano de desenvolvimento, os seus próprios modos de dominar o mundo ao seu redor.

O método Montessori tem mecanismos de estimular a criança a auto-desenvolver-se, oferecendo-lhe um ambiente preparado, com uma lógica clara e consistente ás necessidades psicológicas e características etárias da criança.

Este sábado, entre as 17H30 e as 19H, na Casa da Comunidade Sustentável, na Junta de Freguesia da União das Freguesias Glória e Vera Cruz, há tertúlia com as oradoras Nadezda (Nádia) Goncharova (Professora), Ana Gomes (Psicóloga & página Facebook Montessori Aveiro) e Joana Lopes (Coordenadora do projecto Woodland Kids, Aveiro).