Aveiro recebe o maior fórum de tecnologia do país.

2016-09-15 08:15

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, participa, esta quinta, na abertura da segunda edição do TechDays Aveiro 2016. Iniciativa da autarquia em parceria com a Universidade de Aveiro, o Instituto de Telecomunicações, a Associação Empresarial INOVARIA, o TICE.PT Pólo de Competitividade e o Cluster Habitat.

O TECHDAYS Aveiro 2016 pretende “assumir-se como um evento de referência nacional e de realização regular, dando visibilidade à importância da tecnologia como acelerador da inovação em prol do desenvolvimento económico e da melhoria da qualidade de vida dos Cidadãos”.

O evento decorre entre quinta e sábado no Parque de Exposições de Aveiro e junta empresas, investigadores, empreendedores, criativos e o público em geral no mesmo palco para debater e experimentar o futuro.

A sessão de abertura está marcada para as 9h45 do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro. Marcam presença além do Secretário de Estado, João Vasconcelos, o Reitor da Universidade de Aveiro, Manuel Assunção e do CTO da AlticeLabs, Alexandre Fonseca.

Nas conferências e apresentações do dia destaque para o ICT4FUTURE sobre fontes abertas e a utilização de dados. Vasco Lagarto (TICEPT) explica que se trata de uma realidade que marca a vida dos cidadãos pelo uso de informação contida em cartões (cidadão, banca) e redes sociais (com áudio).

O dia fica ainda marcado pela conferência “Revolução Digital e jornalismo. Que futuro para as empresas?”, promovida pela Agência LUSA, que irá promover o debate sobre o papel e os novos desafios que a revolução digital está a colocar a todos os meios de comunicação social. Participam figuras como Pacheco Pereira, Henrique Monteiro e Graça Franco.

A Entidade Regional do Turismo Centro de Portugal aproveita o evento Tech Days para a apresentação do Projeto de Plataforma Tecnológica desenvolvido pela empresa TOMI WORLD, que decorrerá esta quinta, às 11h00, no stand da Turismo Centro de Portugal.