Aveiro recebe dia das Bandeiras Verdes.

2016-09-29 19:45

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Aveiro é palco, esta sexta, para o “Dia das Bandeiras Verdes”. O galardão eco-escola vai reunir mais de 5000 alunos de todo o país no Parque de feiras.

Organizada pela Câmara Municipal de Aveiro e a Associação Bandeira Azul da Europa em parceria com a SUMA, a festa “Eco –Escolas” visa assinalar o Dia das Bandeiras Verdes onde será reconhecido o trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia a dia da escola e da comunidade.

A ação desta sexta começa com a Eco-Mostra onde estarão representadas dezenas de entidades. Às 10h30 terá lugar uma Conferência de Imprensa sobre os 20 anos das Eco-Escolas em Portugal (com a presença de representantes da ABAE, Município de Aveiro, Ministério do Ambiente e Ministério da Educação), com a distribuição de mais de 200 prémios de reconhecimento do bom trabalho realizado pelas escolas nos diversos desafios anuais Eco-Escolas, bem como os certificados aos Municípios parceiros.

Do Município de Aveiro serão galardoados 30 estabelecimentos de ensino. A tarde começa com a Gala Eco-Escola que contará com espetáculos de escolas e com a presença da Banda Xutos e Pontapés. Termina com a entrega da Bandeira Verde Eco-Escolas a cada uma das escolas presentes.

Recorde-se que o Eco-Escolas é um programa internacional que se destina a todos os graus de ensino (do pré-escolar ao superior). A sua metodologia inspirada nos princípios da Agenda 21 local, visa garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.

Raquel Madureira, vereadora da Câmara de Aveiro com a pasta do ambiente, destaca a evolução no número de eco escolas em Aveiro. Considera a organização deste dia um prémio pelo trabalho desenvolvido pela autarquia e pelas escolas (com áudio).