Aveiro recebe congresso de otorrinolaringologia e cirurgia cérvico-facial.

2018-05-03 11:35

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro acolhe, a partir desta sexta, o congresso de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.

Estão inscritos cerca de 500 participantes e este encontro técnico científico conta com intervenções de especialistas de todo mundo, entre eles Marc Remacle, referência a nível mundial em Cirurgia Laser e com quem o Serviço de ORL do Centro Hospitalar do Baixo Vouga mantém uma forte ligação, visto ter ajudado na implementação da cirurgia a laser no hospital Infante D. Pedro.

A Diretora do Serviço, Luísa Azevedo, irá dar uma conferência sobre o Rastreio Neonatal implementado no CHBV. O Rastreio permite o diagnóstico e a intervenção precoce da perda auditiva, com o objetivo de minimizar o impacto negativo da surdez no desenvolvimento global da criança.

O Centro Hospitalar Baixo Vouga (CHBV) realiza o RANU desde 2009, tendo desenvolvido mais tarde uma Plataforma Informática de apoio ao RANU, que permite registar toda a informação referente ao rastreio, com um core-set mínimo de registo, garantindo a eficácia e a eficiência do RANU, através da emissão de alertas das situações prioritárias e das eventuais ausências da criança à realização do rastreio e/ou à consulta de RANU.

Esta Plataforma foi distinguida com uma Menção Honrosa no âmbito da “9ª Edição do Prémio Boas Praticas em Saúde”, promovida pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar.

O Presidente da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, Ezequiel Barros, refere que a realização do 65º Congresso da Sociedade Portuguesa quer oferecer um evento de eleição.

“Queremos oferecer um evento da máxima qualidade científica possível, com palestrantes nacionais que refletirão o que de bom se pratica em Portugal e palestrantes estrangeiros convidados de renome em suas áreas de subespecialidades”.

A temática do congresso abrangerá a Cirurgia Endoscópica em Rinologia, Cirurgia da Voz e Disfagia, Cirurgia do Pescoço, Cirurgia Plástica Facial, Perturbações do Equilíbrio, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia de Correção da Surdez e Patologia do Sono.