Aveiro: Quercus pede mobilização popular para acabar com irregularidades na gestão nacional.

2020-02-28 08:45

Categoria: 

Concelho: 

A Direção do Núcleo Regional de Aveiro da Quercus confirma que tem sido “reiterado” o incumprimento do Regulamento Interno da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza por parte da Direção Nacional.

Alega que não têm sido cumpridas as transferências para a Direção do Núcleo Regional de Aveiro das verbas referentes às quotas dos associados da Quercus residentes na área de intervenção, nem prestadas pela Direção Nacional quaisquer informações sobre os valores em causa, designadamente as referentes às quotizações dos últimos cinco anos.

Depois da reportagem no programa Sexta às 9 que colocou na praça pública pontos polémicos da gestão da direção nacional, o núcleo de Aveiro vem a público denunciar a “não transferência para o Projeto Cabeço Santo dos apoios financeiros concedidos pelos parceiros do Projeto”; a “eliminação” pela Direção Nacional dos processos de discussão interna democrática entre dirigentes nacionais e regionais e a “ausência de resposta aos núcleos regionais pelos órgãos sociais e dificuldades de comunicação com os serviços centrais da Associação”.

“A Direção do Núcleo Regional de Aveiro denuncia a existência de desvio de verbas por parte da Direção Nacional, sem qualquer comunicação e autorização, pondo em risco a sua sustentabilidade financeira e dos seus projetos, bem como o cumprimento de obrigações fiscais, o pagamento a fornecedores, a execução de planos de atividades e o cumprimento de protocolos”.

Em novembro de 2019, a Direção do Núcleo Regional de Aveiro assumiu não ter condições para manter em atividade o Projeto Cabeço Santo que passou a ser gerido por parceiros como forma de “garantir a sobrevivência”.

Como forma de “promover princípios e boas práticas de governança, informação e democraticidade interna da Quercus”, o núcleo de Aveiro exige ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral que marque uma reunião magna extraordinária para os associados se pronunciarem sobre as irregularidades e para serem deliberadas ações que tirem a Quercus da responsabilidade dos dirigentes nacionais.

Lamenta a falta de mobilização e diz que o futuro está na no reforço de associados ligados aos núcleos como forma de garantir a “renovação” das estruturas.

“Apela ainda a todos os associados residentes no distrito de Aveiro para estarem presentes na próxima reunião da Assembleia do Núcleo Regional de Aveiro a realizar no próximo mês de abril de 2020”.