Aveiro: Projeto inovador de eficiência energética procura investidores.

2018-02-03 14:16

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Há um projeto nacional a tentar angariar um milhão de euros arranque do negócio no campo das fachadas energéticas

O Sistema de captação de energia solar desenvolvido pela empresa T&T com o apoio da Universidade de Aveiro é o mais avançado do mundo.

A campanha de crowdfunding em busca de financiamento coletivo para um produto português – Senergy Force –, que se assume como a solução mais revolucionária do mundo da climatização e energia já arrancou.

Desenvolvido e patenteado pela empresa portuguesa T&T, com o apoio do departamento de mecânica da Universidade de Aveiro, trata-se de um sistema de captação de energia solar que representa um progresso no domínio do aproveitamento eficaz da energia solar térmica, na medida em que reúne sob a forma de uma fachada energética todas as utilizações de energia solar: climatização, ventilação e aquecimento de água quente sanitária.

Aquilo que a T&T propõe é um sistema de climatização que pode ser parte integrante de um edifício, substituindo fachadas, paredes ou telhados, com um rendimento de 90 por cento e ganhos superiores a 20 por cento comparativamente aos sistemas tradicionais.

As fachadas energéticas reduzem a necessidade de recurso a energias não renováveis, através do aumento da área de captação solar e da eficiente gestão da temperatura interior dos edifícios.

Além disso, asseguram a boa qualidade do ar interior dos edifícios, obtendo simultaneamente ganhos ao nível da climatização, uma vez que faz a renovação do ar no período do dia em que a temperatura exterior for mais favorável. Possibilita ainda o fluxo de ar quente para utilização de secador de mãos, seca-roupas e saunas.

Trata-se de uma solução energética economicamente sustentável que altera por completo o panorama da construção, permitindo que os edifícios tenham um balanço energético quase nulo, ou seja, que a energia consumida e a energia captada pelos edifícios sejam equivalentes.

Além disso, permite que a temperatura dos edifícios se situe entre os 20 e os 26ºC durante todo o ano. Ou seja, haverá maior conforto com reduções de consumo na ordem de 90%. Estima-se que, só na Europa, o sistema Senergy Force tenha potencial para uma redução energética de 1300GW e 700.000 toneladas de dióxido de carbono, o equivalente ao compromisso estabelecido no Tratado de Quioto.

A campanha de crowdfunding está ativa na plataforma Kickstarter até 2 de março. Tem como objetivo promover mundialmente esta solução tecnológica e angariar um milhão de euros para alavancar o arranque do negócio, em particular a abertura de uma unidade de produção já em 2018.

A empresa gerida por Augusto Teixeira, mentor desta tecnologia, prevê que, numa janela de cinco anos, esta solução esteja a ser comercializada em vários mercados e em quantidades na ordem de 45 mil unidades/ano, gerando resultados de cerca de três milhões de euros anuais.

A primeira instalação desta tecnologia já esta vendida para uma moradia unifamiliar a construir no Belas Clube de Campo, em Sintra, e estará em funcionamento ainda em 2018.

Existem já vários arquitetos a projetar casas com Senergy Force, prevendo-se que, em breve, todas as casas terão fachadas energéticas em vez dos tradicionais telhados ou paredes.