Aveiro Polis fala em "missão cumprida" e pede nova missão.

2015-12-09 22:46

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Polis Ria apresentou um livro que fica para a história das operações de qualificação da ria de Aveiro nomeadamente em área de ribeiras e esteiros e zonas ribeirinhas. Ribau Esteves admite que nem todos os objetivos foram cumpridos mas a operação Polis assinala o arranque das intervenções depois de uma pausa com a saída da Administração do Porto de Aveiro dessa gestão. O presidente da CIRA, Ribau Esteves, não escondeu satisfação e adiantou que há muitos projetos prontos para sair da gaveta (com áudio).

“Esta peça que aqui partilhamos diz muito do que fica para toda a gente e capacitação de instituições. Deixamos uma relação tensa com o Ministério do Ambiente para uma relação em que discutimos para tomar decisões. Este livro mostra essa realidade”. Ribau defende que é necessário canalizar novas verbas para manter o esforço de qualificação com o desassoreamento em foco.

O autarca pediu continuidade da Polis e salienta que as obras do passado são força para o futuro que começa a construir esta quinta-feira em reunião com a tutela. “Dá-nos fortaleza para o futuro e ajuda a entender melhor as operações. No final de cada discussão tínhamos que ter uma solução, uma resposta, e dou testemunho de que hoje trabalhamos muito melhor. Fomos capazes de fazer esta construção”.

Celina Carvalho, presidente da Polis Ria, fala de um legado que fica para o futuro e de um esforço de sucesso da equipa que estava ligada à Parque Expo. “ A sociedade criada em 2009 é um exemplo de parceria eficaz entre Estado e Comunidade Intermunicipal. Cumprimos a missão a que nos propusemos”. "Há muito por fazer e o trabalho não pode parar".

A “Obra Polis Litoral Ria de Aveiro” é um documento assente em fotografias sobre as obras efetuadas ao longo dos anos.