Aveiro participa no Portugal Smart Cities Summit.

2019-05-20 16:44

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Aveiro marcará presença, através da Câmara Municipal de Aveiro, no Portugal Smart Cities Summit, o maior evento em Portugal dedicado ao debate sobre as cidades inteligentes.

Com mais área ocupada e mais municípios, startups e empresas presentes, o Portugal Smart Cities Summit representa a perspectiva de um futuro cada vez mais dinâmico para as cidades portuguesas, que têm vindo a apostar em soluções e projectos smart, onde a tecnologia e a inovação são predominantes.

A Câmara Municipal de Aveiro, leva ao Portugal Smart Cities Summit, o Aveiro STEAM City, um projecto que vai afirmar Aveiro como uma cidade inteligente, com uma economia baseada no conhecimento e inovação tecnológica, e capaz de dar resposta à nova era digital. Nas principais medidas de impacto deste projeto europeu, que chega pela primeira vez a Portugal pelas mãos do Município de Aveiro, podemos destacar, desde logo, a aposta na atracção e retenção de talento, na educação e formação STEAM, no desenvolvimento de uma plataforma urbana de apoio à gestão da cidade e na criação de um testbed de apoio ao desenvolvimento de projectos inovadores.

Para além deste projecto, Aveiro irá ainda apresentar a edição 2019 do TECHDAYS, que se vai realizar de 10 a 12 de Outubro, no Parque de Exposições de Aveiro. O TECHDAYS assume-se como um evento que reforça a imagem de Aveiro e de Portugal nas áreas da TECNOLOGIA e I&D e as projecta a uma escala regional, nacional e internacional, assumindo-se, por isso, como uma plataforma que garante a criação de interfaces entre o mundo académico (universidades e institutos de I&D) e o mundo empresarial (associações, clusters e empresas), e onde a Inovação Tecnológica é o elemento agregador dos diferentes sectores da economia nacional.

O Futuro Passa Aqui é o mote deste evento, o local de convergência e o marketplace físico de criação de oportunidades entre empresas, universidades, associações, startups e municípios, com um objectivo comum: debater o futuro das smart cities e promover oportunidades de negócio entre o mundo académico, empresarial e da administração local, procurando melhorar a vida dos cidadãos.