Aveiro na homenagem póstuma de Cinfães a D. António Francisco Santos.

2018-08-31 10:50

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara e a Diocese de Aveiro estiveram representadas na cerimónia de homenagem a D. António Francisco dos Santos, em Cinfães, terra natal do antigo Bispo da Diocese de Aveiro.

Homenagem póstuma no dia que Cinfães assinalou os 70 anos do seu nascimento. A celebração decorreu na quarta e inclui a Eucaristia, presidida por D. António Couto e a bênção de um monumento evocativo da sua vida e missão, que está a ser construído na sua terra natal, em Tendais, Cinfães.

A autarquia aveirense fala de um “Homem bom e notável” que recebeu da Câmara a Medalha de Mérito Municipal em Ouro em 12 Maio de 2016, “pela excelência do seu desempenho como Bispo de Aveiro, que é bem evidente na boa memória que os Aveirenses guardam dele, tendo adotado com naturalidade a condição de Cidadão Aveirense”.

D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro, realça a ligação à comunidade. “Deixou uma marca de proximidade, clarividência, amizade muito grande no povo de Deus e, hoje, continua a ser recordado com muito carinho”.

A referida homenagem foi organizada pela Paróquia de Santa Cristina de Tendais, a Câmara Municipal de Cinfães e a Junta de Freguesia de Tendais.

António Francisco dos Santos exerceu, como bispo Auxiliar de Braga entre 2004 e 2006, após o que assumiu a liderança do Bispado de Aveiro até ser nomeado, em fevereiro de 2014, sucessor de D. Manuel Clemente como bispo do Porto - cargo que assumiu oficialmente a 5 de abril de 2014.

Faleceu em setembro de 2017 e deixou várias comunidades em luto sobretudo pela ligação estabelecida com as paróquias.

“É um testemunho importante para as gerações que vierem e vão ter oportunidade de conhecer um homem de corpo inteiro, de alma inteira”, afirmou o bispo de Lamego, D. António Couto.

 

foto: agência Ecclesia