Aveiro: Município assinala o Dia Mundial do Coração com atividades na Praça do Mercado Manuel Firmino.

2023-09-29 07:18

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro assinala o Dia Mundial do Coração no âmbito do programa “SAUD´Aveiro – Saúde na Praça”, que acontece na Praça do Mercado Manuel Firmino, durante todo o dia, entre as 10h30 às 17h00.

Esta iniciativa, este ano sob o lema “Cuidar do Coração é a Tua Missão”, é organizada pela Câmara Municipal de Aveiro, Centro Hospitalar de Aveiro Vouga, Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga e Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.

Ao longo do dia estão previstas várias atividades que têm como objetivo proporcionar momentos de aprendizagem e sensibilização para toda a população.

Quem se deslocar à Praça do Mercado Manuel Firmino, entre as 10h30 e as 17h00, tem ao seu dispor um Quiz - com a temática “O que diz o teu coração”, sessões de Mindfulness, leitura de rótulos, demonstrações de suporte básico de vida, entre outras.

“Coisas do Coração” é outras das ações previstas e consiste numa conversa com doentes coronários reabilitados e um médico que irão partilhar os seus testemunhos e vivências.

“Exercício e Alimentação Cuidam do Coração” tem como objetivo promover a adoção de estilos de vida saudáveis.

Nesse âmbito serão promovidos passeios de Buga pela ciclovia da Avenida Dr. Lourenço Peixinho e um showcooking de batidos de fruta e vegetais.

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Coração será apresentado o projeto “Mexe o Teu Coração” que tem como objetivo, em parceria com associações desportivas locais, promover atividades de caminhada/marcha através dos percursos pedonais existentes na cidade, onde se localizam os Circuitos de Manutenção.

Neste dia 29, o “SAUD´Aveiro – Saúde na Praça” contará também com a presença da Delegação de Aveiro da Cruz Vermelha Portuguesa que irá realizar workshops de Primeiros Socorros Psicológicos, medições dos valores de glicémia e tensão arterial e a divulgação dos projetos RIS (comportamentos de risco) e Emília (combate a solidão e o isolamento dos idosos através da estimulação cognitiva, sensorial/emocional e motora).