Aveiro: Médicos Dentistas celebram dia da Padroeira e reúnem em Assembleia Geral.

2018-03-10 09:19

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro acolhe as comemorações de Santa Apolónia, padroeira dos médicos dentistas, numa iniciativa organizada pela Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária.

Fim de semana especial com profissionais e famílias em visita cultural ao Museu de Aveiro, Museu de Arte Nova, Marinha da Troncalhada, à Oficina do Doce (Ovos Moles) e momento religioso com missa na Igreja de Jesus. É também o fim de semana da Assembleia Geral da SPEMD, liderada por Pedro Mesquita.

Dia 9 de fevereiro, a Igreja Católica celebra o Dia de Santa Apolónia, Santa padroeira dos Médicos Dentistas, invocada popularmente contra a dor de dentes, reza a lenda, devido ao suplício que sofreu.

A Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD), Sociedade Científica e Cultural de âmbito nacional, com Sede em Lisboa, comemora, anualmente, Santa Apolónia, durante o mês de março aproveitando as melhorias no clima.

Tem como associados médicos estomatologistas e médicos dentistas sendo a Sociedade Científica da área médica, em atividade, mais antiga da Península Ibérica comemorando em 2019 cem anos.

As Comemorações de Santa Apolónia organizadas pela SPEMD decorrem, anualmente, numa cidade portuguesa diferente sendo organizadas, rotativamente, por um dos três Conselhos Regionais; Norte, Centro e Sul.

Este ano, numa organização do Conselho Regional do Centro, foi eleita a cidade de Aveiro para acolher as festividades. “A escolha fica a dever-se ao grande dinamismo demonstrado pela cidade nos últimos anos e pela sua enorme riqueza cultural, gastronómica e histórica proporcionando a sua divulgação e promoção junto dos colegas dentistas portugueses e seus familiares”, revela Pedro Mesquita, Presidente da Direção da SPEMD.