Aveiro: Incêndios de Primavera são habituais 'É sempre assim, anualmente. Estamos preparados para resolver os problemas dos fogos florestais' - CDOS.

2015-03-25 15:20

Categoria: 

Concelho: 

O incêndio florestal de Vale de Cambra, no passado domingo, foi o primeiro desta Primavera e veio trazer a primeira movimentação de meios com perto de 80 operacionais no terreno.

O calor e o vento intenso acabaram por funcionar como elementos que potenciaram o sinistro na Serra da Freita. Margarida Guedes, do CDOS de Aveiro, lembra que nesta altura do ano surgem algumas ocorrências. Mais ligada às questões da prevenção do que às questões operacionais, Margarida Guedes admite que se trata de "um cenário com alguma previsibilidade".

O Distrito "tem as suas ocorrências de Primavera, é sempre assim. A meteorologia favorece a ocorrência de incêndios devido aos ventos característicos. O 'combustível' está seco e há zonas onde há tendência para haver 'ignições' facilmente. O risco é sempre elevado na região. Temos capacidade para solucionar as situações", garantiu.