Aveiro: Governo apoia pequenos agricultores afectados pelo granizo de Maio. (notíciasdeaveiro)

2017-07-19 14:48

Categoria: 

Concelho: 

A Assembleia da República aprovou, por unanimidade, uma resolução que recomenda ao Governo apoio aos produtores agrícolas do Vale do Vouga, promovendo, também, um sistema de seguros de colheita adequado às pequenas explorações agrícolas. A proposta da autoria do Bloco de Esquerda acabaria por ser aprovada por unanimidade no plenário.

O Governo era chamado a analisar a declaração de Estado de Calamidade Pública para os Concelhos da região do Vale do Vouga mais afetados pela queda de granizo no dia 19 de Abril, assegurando auxílio financeiro aos produtores pelos danos sofridos. No mesmo âmbito, era solicitados recursos financeiros do Programa de Desenvolvimento Rural - 2020 (PDR2020) que permitam apoiar o restabelecimento do potencial produtivo. Bem como medidas para minorar os prejuízos sofridos pelas famílias que vivem da agricultura e foram fortemente atingidas pela catástrofe.

A proposta sugeria um sistema de seguros de calamidade para a produção frutícola e, em particular, para a produção de pequenos frutos, em moldes exequíveis e compatíveis com os escassos recursos financeiros da agricultura familiar e das micro e pequenas empresas agrícolas.

 

Fonte: NA