Aveiro: Ferry elétrico em dia de bota-abaixo no Seixal.

2023-10-26 07:02

Categoria: 

Concelho: 

A baía do Seixal assiste esta quinta-feira à apresentação pública e batismo do novo Ferryboat Elétrico de Aveiro.

A cerimónia de bota-abaixo está agendada para as 11h00, nos Estaleiros da Navaltagus, no Seixal, e vai mostrar a versão final do “Salicórnia”.

O Presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, Luís Nagy, Presidente do Conselho de Administração do Grupo ETE, e Luís Figueiredo, Acionista e Administrador do Grupo ETE marcam presença no evento.

A embarcação, que integrará a operação AveiroBus e que resulta de um investimento global de 7.326.490,13€, fará a ligação entre São Jacinto, em Aveiro, e o forte da Barra, em Ílhavo, substituindo o atual navio responsável por esta travessia.

O navio terá capacidade para transportar 260 passageiros e 19 viaturas, mais 30% e 90% respetivamente do que o atual ferryboat.

“Salicórnia” é o primeiro Ferryboat 100% Elétrico a ser desenvolvido inteiramente em Portugal, por marcas nacionais, para servir uma região portuguesa.

Após a cerimónia, o Ferryboat inicia viagem para Aveiro, com chegada prevista à Barra de Aveiro na manhã de domingo, 29 de outubro (sujeita às condições marítimas e climatéricas).

A embarcação ficará nesse local em testes de navegação e de carregamento até ao momento da sua inauguração oficial, que anunciaremos proximamente.

O projeto do Ferryboat Elétrico é cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo de Coesão, no valor de 2,25 milhões de euros, para um investimento total da CMA (Ferryboat e Sistema de Carregamento) de cerca de 9 milhões de euros.

 

foto: Ricardo Martins/Marine Traffic.com