Aveiro: Feira Vocacional e resultado de concursos de empreendedorismo na agenda da semana.

2022-05-03 16:02

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro realiza esta semana a Feira Vocacional.

Evento entre os dias 5 e 6 de maio na 6ª edição da Feira Vocacional e Profissional 2022, sob o mote “À descoberta da minha vocação...”.

Certame no Parque de Exposições de Aveiro, nos dois dias, das 09h00 às 18h00, com apresentalão de ofertas educativas, formativas e saídas profissionais, com o intuito de proporcionar aos alunos do 8.º ao 12.º ano, o acesso e contacto com diversas entidades do sistema educativo.

O objetivo é contribuir, desta forma, para a descoberta de vocações e escolhas profissionais dos alunos.

No programa destacam-se atividades variadas desde apresentações e workshops até roteiros de visita.

Este ano o evento volta a assumir o formato presencial, com uma área expositiva de 4000 m2 e com a participação de cerca de 60 entidades, desde o ensino básico, secundário e profissional, superior e politécnico, privado e público, bem como de entidades associativas e institucionais.

Integram, ainda, o programa de atividades os eventos finais de três concursos, no âmbito da iniciativa Aveiro Tech City e do Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro (PAEMA).

No dia 5 de maio, das 09h30 às 11h40, evento final do concurso “Uma ideia, um Projeto, uma Ação”, no Auditório do Parque de Exposições de Aveiro.

Este concurso pretende incutir nas crianças e jovens dos estabelecimentos do Ensino Básico do Município, uma cultura de participação, iniciativa e responsabilidade, assumindo o docente como um agente de mudança, capaz de promover a melhoria de comportamento e atitude dos alunos.

A edição do ano letivo de 2021/2022 contou com o envolvimento de 14 escolas, 119 docentes e 2612 alunos.

Ao inicio da tarde, das 14h30 às 16h30, irá realizar-se o evento final do Concurso “Tech Lab”.

Este concurso integra a estratégia de implementação do Projeto “Tech Lab” que pretende incutir em jovens alunos do Ensino Secundário uma cultura de cocriação, resolução de problemas e partilha, através do desenvolvimento e apresentação de ideias/projetos tecnológicos e inovadores numa perspetiva de aprendizagem STEAM.

O Concurso contou com o envolvimento das 4 escolas secundárias de Aveiro, 8 docentes, e 44 alunos, estando representadas na Eliminatória Final 7 ideias.

No dia 6 de maio, das 14h30 às 16h40, evento final do concurso “A Tua Ideia Conta”, que tem como principal objetivo incutir nos jovens alunos uma cultura de participação, iniciativa e responsabilidade através do desenvolvimento e apresentação de ideias/projetos empreendedores.

Este concurso, no presente ano letivo, conta com envolvimento de 6 escolas, 35 docentes, e cerca de 450 alunos, sendo que estão a concurso, na eliminatória final, 12 ideias.