Aveiro faz balanço ao primeiro ano do Movimento Zero Desperdício Alimentar.

2017-02-20 12:45

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro aderiu à iniciativa Movimento Zero Desperdício Alimentar, em Junho de 2015, e na hora do balanço a autarquia afirma que a iniciativa tem impacto na vida das famílias.

É o resultado de um Protocolo com a Associação DARIACORDAR, tendo subscrito o movimento, como entidades recetoras, a IPSS Florinhas do Vouga, a Cáritas Diocesana de Aveiro e a Associação de Melhoramentos de Eixo e, como entidades doadoras, o Grupo Jerónimo Martins, com a adesão do Pingo Doce Barrocas, Forca e S. Bernardo, e o Grupo Auchan.

Desde a sua adesão até Dezembro de 2016 foi possível abranger 749 beneficiários, 293 famílias num total de 50.238 de refeições equivalentes. Esta adesão e toda a sua operacionalização conta com um total de 14 colaboradores, entre entidades doadoras e recetoras.

Do relatório de atividades elaborado pela equipa responsável pelo Movimento, foi contabilizado 1.201Kg de sopa, 122Kg de conduto, 8.744Kg de géneros e 16.801Kg de complemento.

Resultante de uma avaliação qualitativa à adesão ao movimento, as entidades recetoras consideram que existe um “complemento mais equilibrado dos cabazes de alimentos, a possibilidade de distribuição diária de produtos frescos e confecionados, assim como pelo facto de as recolhas serem diárias, o que permite um maior apoio às famílias beneficiárias”.

Após um ano de implementação do Movimento Zero Desperdício, num total de 18 municípios, o Relatório de Atividades correspondente assinala o concelho de Aveiro em 6.ª posição no que concerne ao número de recolha de refeições, precedido dos municípios de Sintra, Lisboa, Loures, Alcabideche e Santo Tirso, tendo gerado um valor económico de 126.766€.