Aveiro: Estudo prévio da avenida terminado até final do mês.

2018-06-09 10:27

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O estudo prévio da qualificação da Avenida Dr. Lourenço Peixinho termina em Junho e segue para a fase do projeto de execução.

Ontem foi apresentado na reunião do executivo camarário confirmando o alargamento dos passeios laterais para cerca de 5 metros; a colocação de duas linhas de árvores em cada um dos passeios laterais; redução do separador central da Avenida a cerca de 1 metro; retirada dos semáforos nos 3 cruzamentos onde existem e colocação de duas rotundas nos cruzamentos com as Ruas Dr. Alberto Souto e Eng. Oudinot (que passam a ter dois sentidos permitindo o atravessamento da Avenida sem ter de a percorrer), com materiais que promovam a circulação a baixa velocidade.

O estudo prevê a construção de uma área entre os edifícios do antigo Banco de Portugal e da antiga Capitania (fazendo a ligação ao edifício da atual Biblioteca Municipal), dando primazia aos peões e aumentando as zonas de estar e de circular dos peões. Será uma parcela da avenida em forma de praça.

No local serão instalados dois novos abrigos de passageiros e a praça de táxis com apoio sanitário.

A avenida deverá incluir uma via de circulação rodoviária franca em cada sentido, uma via de circulação em cada sentido reservada a transportes públicos e bicicletas, que também é a via de servidão do acesso ao estacionamento automóvel que vai continuar a existir em cada um dos lados da Avenida, com a instalação de áreas de espaços verdes e instalação de nova rede de águas pluviais e de nova rede de iluminação pública.

A integração de bicicletas no corredor bus era uma das medidas contestadas mas o formato deverá ser mantido uma vez que a autarquia quer privilegiar o alargamento de passeios.