Aveiro: ERSUC reforça a rede de ecopontos com a instalação de mais 131 contentores.

2019-11-29 14:49

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A ERSUC reforça a rede de ecopontos em Aveiro com a instalação de mais 131 contentores novos.

Este novo equipamento de recolha seletiva junta-se aos 307 ecopontos já existentes, passando Aveiro a dispor agora de 438 ecopontos, um rácio de 180 habitantes/ecoponto.

A autarquia já assumiu que se trata de uma aposta prioritária na recolha seletiva, informação e formação dos cidadãos para a separação devida de resíduos e boas práticas ambientais.

Aveiro está a preparar a criação de um Ecocentro Municipal (em fase de projeto) para receber resíduos de construção e demolição, tintas e solventes, óleos lubrificantes usados, entre outros resíduos.

A tarifa municipal de resíduos urbanos, cobrada aos munícipes através da fatura da água, reflete os custos da recolha, transporte e tratamento de resíduos urbanos indiferenciados (contentores cinzentos).

Quanto à recolha seletiva a autarquia diz é gratuita para o Município e para os munícipes.

Anuncia ainda a instalação de 72 novos oleões, por todo o Município, uma ação realizada em parceria pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a PRIO, novo prestador de serviços para recolha, transporte e tratamento de óleo alimentar.

Os novos oleões estão equipados com o sistema de sensorização Simple Smart (S+), que permite a monitorização em tempo real do estado de enchimento e a contabilização do número de depósitos inseridos no oleão.

Os sensores aplicados no oleão estão ligados em rede móvel, para monitorização, conceito IoT – Internet of Things (Internet das Coisas), que permite que o recipiente fique ligado a um sistema de “backoffice” para melhor gestão das rotas e recolhas em tempo real, entre outros.

Estes novos equipamentos têm ainda um sistema de identificação e reconhecimento para interação com o utilizador, através do site: www.reno.pt/.

“Ao utilizarem esta aplicação os cidadãos estão a contribuir para o controlo do serviço de recolha, ao mesmo tempo que terão acesso a campanhas exclusivas definidas pela empresa. Uma forma de incentivar a população a utilizar estes depósitos”.