Aveiro: "É evidente que havia necessidade de mudança mas não é preciso refazer tudo" - Paulo Ferreira.

2018-03-14 08:04

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Paulo Jorge Ferreira foi eleito reitor da Universidade de Aveiro (UA). O sucessor de Manuel António Assunção obteve 14 votos em 19 possíveis, que correspondem ao número de membros do Conselho Geral da UA, contra os 4 votos alcançados pelo candidato José Fernando Mendes e um voto em branco.

No final da votação do Conselho Geral, Paulo Jorge Ferreira, revelou “entusiasmo pelo projeto UA” e “gratidão” perante a “responsabilidade, acrescida pela dificuldade da tarefa” (com áudio).

Doutorado em Engenharia Eletrotécnica, professor catedrático no Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da UA, departamento do qual foi diretor entre fevereiro de 2015 e fevereiro de 2018 o novo Reitor elege algumas áreas de intervenção.

O programa de Paulo Jorge Ferreira assenta em sete grandes pilares: valorização dos membros da comunidade académica; aposta na interdisciplinaridade; interligação e capacitação da investigação; aprofundamento da relação entre a UA e a região; reforço na ação social; aposta no desporto e valorização do património da UA.

“É em torno das pessoas que gira toda a atividade das universidades, é nas pessoas que reside o conhecimento e é às pessoas (estudantes, bolseiros, investigadores, funcionários docentes e pessoal técnico, administrativo e de gestão) que a UA deve a sua existência e sucesso”, explica Paulo Jorge Ferreira no seu programa de ação.

Assim, “a ideia da UA como um espaço humano, com voz e presença, vivo e ouvido, guiará a minha atuação e é uma componente estruturante deste programa de ação”.

A criação de um Conselho de Centros de Investigação, que se constitua um espaço de reflexão estratégica e funcional para as Unidades de Investigação e Desenvolvimento da UA, facultar aos estudantes o contacto desde o primeiro ciclo de ensino com a investigação e a criação do Serviço de Apoio a Projetos são algumas das missões que Paulo Jorge Ferreira leva para a Reitoria.

A relação com a Região de Aveiro é uma das apostas que pretende manter. Para “crescer com a região olhando o mundo”, o programa propõe, entre outras medidas, a formação e dinamização do Conselho para a Cooperação, o reforço da ligação da UA com o tecido económico da região - através do aumento da formação de técnicos qualificados e de programas de aprendizagem ao longo da vida - e o incremento de projetos de investigação com empresas.

“Tendo em conta que a sociedade portuguesa é ainda desigual e a crise económica agravou a situação e que parte das situações de abandono escolar são motivadas por problemas de natureza económica”, o futuro Reitor sublinha o reforço que quer fazer na ação social da UA.

Entre as ações previstas, Paulo Jorge Ferreira quer “ajustar o Modelo Social Interno da UA para um crescimento anual mínimo de 6 por cento, no quadriénio 2018–2022, de forma a combater o abandono escolar e aumentar a capacidade de resposta” dos Serviços de Ação Social da Academia de Aveiro.

Mais, para além de querer “intensificar o apoio aos estudantes com necessidades especiais”, o novo responsável quer fazer do alojamento prioridade estratégica na UA, “ampliando o complexo de residências do Crasto, dando atenção à situação das residências em Águeda [onde a UA tem a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda], estudando e avaliando a situação relativa ao alojamento [da Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias da Produção Aveiro Norte] em Oliveira de Azeméis”.

Quanto ao desporto, uma área que tem impacto “na saúde, no bem-estar, na dinamização da vida no Campus, na imagem e na atratividade da UA”, Paulo Jorge Ferreira quer não só incluir nos Serviços de Ação Social uma divisão para o desporto e cultura como também chamar para a própria Reitoria a liderança institucional da pasta.

Expandir o complexo desportivo em torno do Pavilhão Prof. Doutor Aristides Hall com a construção de uma nave, estabelecer a UA como polo de desenvolvimento do desporto adaptado, propondo e celebrando protocolos com Associações Desportivas e Centros já existentes no distrito, e estudar a construção de circuitos de manutenção nos campi de Santiago e Crasto são algumas das outras medidas propostas pelo programa de ação.

Criar novas oportunidades para a comunidade UA se encontrar e relacionar, continuar a remover as barreiras arquitetónicas existentes na Academia, intervir na Praça Central para aumentar a interação social, conceder espaços na Praça Central à Associação Académica e aos estudantes, trazendo-os para o coração do campus, e instalar a Associação de Antigos Alunos da UA na Praça Central são algumas das medidas propostas.

O presidente da Associação Académica com quem irá trabalhar já assumiu que não há “surpresa” na eleição. Xavier Vieira diz que há mérito do candidato na forma como se preparou.

"Não foi surpresa. Corresponde ao mérito do que foi sendo feito antes da eleição e neste processo. É uma pessoa que mostrou abertura, sensibilidade e que está a par dos problemas. Isso fez a diferença. Penso que traz uma perspetiva conciliadora. O trabalhao feito tem mérito e não podemos negar o contexto da continuidade. O novo Reitor está enquadrado e com capcidade de mudança".

Texto: UA com Terra Nova