Aveiro e Avanca assinam acordos para implementar cheque veterinário.

2018-07-02 09:57

Categoria: 

Concelho: 

A Ordem dos Médicos Veterinários implementa Cheque Veterinário no distrito de Aveiro com acordos estabelecidos e apresentados em Aveiro e Avanca.

Resposta às dificuldades sentidas pelos Municípios na gestão dos dossiês de cuidado animal e de controlo de animais errantes. Ílhavo já tinha assumido a sua adesão e hoje será a vez de Aveiro (14h30) e Avanca (16h30).

No ano passado, na região centro, foram recolhidos nos Centros de Recolha Oficial (CRO) 8 401 animais, dos quais 591 foram esterilizados. Também nesta zona, só nos primeiros quatro meses deste ano, foram recolhidos mais de 700 animais, segundo dados da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

Agora, a menos de três meses da entrada em vigor da Lei nº 27/2016, que veio aprovar as medidas para a criação de uma rede de Centros de Recolha Oficial de animais e estabelecer a proibição do abate de animais errantes como forma de controlo da população, a Ordem dos Médicos Veterinários, a Câmara Municipal de Aveiro e a Junta de Freguesia de Avanca unem esforços, com a assinatura de protocolos que visam a implementação do Cheque Veterinário no distrito.

O Programa de Apoio de Saúde Preventiva a Animais em Risco, mais conhecido por Cheque Veterinário, foi lançado pela Ordem dos Médicos Veterinários com o objetivo de dotar os municípios com os instrumentos necessários para o cumprimento desta diretiva, bem como promover uma aproximação aos médicos veterinários.

“Desta forma, e com a assinatura destes protocolos, espera-se implementar uma rede de cuidados primários médico-veterinários para animais em risco no distrito de Aveiro, nomeadamente no que se refere à vacinação, desparasitação, identificação eletrónica e esterilização”, refere nota da Ordem.