Aveiro debate a 'mobilidade suave' na Smart Cities Tour.

2019-02-05 15:50

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara de Aveiro responde aos críticos que acusam a autarquia de não incluir uma ciclovia dedicada na Avenida Dr Lourenço Peixinho e insiste que a medida tem sido aplicada noutras cidades como parte de 'plataformas partilhadas'.

Ribau Esteves esclareceu esta terça-feira, à margem da jornada Smart Cities Tour, em Aveiro, que os programas da autarquia contemplam diferentes tipologias.

Desde uma via dedicada entre a Estação da CP e a Universidade, passando pela Rua da Pêga, até ligações partilhadas e locais sem via dedicada a ciclistas. Desta combinação de soluções surge uma rede "capaz de estimular o uso da bicicleta".

Ribau Esteves sabe que existem críticas à falta de uma via dedicada na principal Avenida da cidade, entre a Estação e o Rossio, mas não vê problema.

Diz que o código da estrada protege mais os ciclistas e a Avenida não terá assim tanto tráfego de autocarros que impeça um uso seguro da via partilhada. (com áudio)

O autarca de Aveiro participa numa jornada dedicada à 'Mobilidade Suave'.

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), através da Secção Cidades Inteligentes, e em parceria com a 'NOVA Cidade', é a entidade responsável pela organização da terceira edição da 'Smart Cities Tour 2019', uma iniciativa de âmbito nacional, que prevê a realização de sete workshops temáticos.

Almeida Henriques, autarca de Viseu, tal como Ribau Esteves, Vice-Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, deu testemunho de uma cidade do interior onde falta investir em acessibilidade digital.

O autarca viseense prepara-se para lançar uma petição em que pede ao país que se una em torno da criação de condições para instalar redes modernas ao nível das comunicações. (com áudio)

Prossegue em Aveiro o debate sobre mobilidade suave.

O primeiro encontro ocorreu em Faro, e para além da sessão a dinamizar em Aveiro, estão ainda previstas as sessões 'Cidade como Plataforma' (27 de Fevereiro, em Lisboa), 'Cidade Circular' (19 de Março, em Vila Real), 'Cidade Inclusiva' (28 de Março, em Setúbal), 'Alterações Climáticas' (5 de Abril, em Ponta Delgada) e 'Happy City' (8 de Maio, no Funchal).

A 'tour' irá terminar com a 'Cimeira dos Autarcas', a realizar no evento 'Portugal Smart Cities Summit', de 21 a 23 de Maio, na Feira Internacional de Lisboa.