Aveiro: Conferência Internacional debate integração de “Gaming e Makerspaces” nas bibliotecas públicas.

2019-03-06 09:28

Categoria: 

Concelho: 

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) promove a realização da II Conferência Internacional “[Re]Pensar a Biblioteca Pública”, sob a temática “Gaming e Makerspaces”, que vai ter lugar nos dias 28 e 29 de março, decorrendo o primeiro dia em Albergaria-a-Velha e o segundo em Ílhavo.

O “gaming” e a emergência dos espaços “makerspace” apresentam-se como dois novos desafios para as bibliotecas públicas, reforçando o seu papel como local de aprendizagem e de criação.

A CIRA diz tratar-se do primeiro evento de dimensão internacional com enfoque em “makerspaces” e nos demais “novos” lugares e funções das bibliotecas realizado no País.

Práticas de sucesso no âmbito do “gaming”, o papel das bibliotecas na era digital e a importância dos espaços criativos são alguns dos temas a abordar no encontro, que conta com a participação de diversos especialistas europeus como Matt Finch, empreendedor inglês na área da criatividade, Ana Órdas, autora do livro “Gamificación en Bibliotecas”, Jeroen de Boer, Assessor de Inovação nos Serviços de Biblioteca de Fryslân (Holanda), e Carlos Pinheiro, Coordenador do Curso de Especialização de Bibliotecas e Literacias Digitais e da Informação, do Instituto Politécnico de Santarém.

Além da componente mais reflexiva e motivacional, a Conferência Internacional privilegia a partilha de experiências, com a apresentação de casos de sucesso internacionais: Dokk1, a nova biblioteca de Aarhus, na Dinamarca, que promove um ambiente acessível para a aprendizagem em prol da cidadania e da comunidade; Ubik, uma biblioteca criativa em San Sebastián, Espanha, que disponibiliza espaços de aprendizagem para os cidadãos criarem; e Frysklab, uma biblioteca/laboratório dentro de um autocarro que aposta no desenvolvimento de novas competências junto dos estudantes holandeses.

No decorrer da Conferência será ainda, apresentado o “novo e inovador” modelo de Serviços da Biblioteca Municipal de Aveiro e o estudo do valor económico das Bibliotecas Públicas da Região de Aveiro.

Destaca-se ainda uma homenagem a Maria José Moura, considerada a “mãe” da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, falecida no ano passado.

A componente lúdica e social não é descurada na conferência, havendo visitas guiadas às Bibliotecas Municipais de Albergaria-a-Velha e Ílhavo, degustação de produtos regionais e passeios pela Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha e Rota das Padeiras de Ílhavo.