Aveiro: Bairro de Sá-Barrocas prepara festa do Mártir São Sebastião.

2019-01-15 13:57

Categoria: 

Concelho: 

Depois de terminado o São Gonçalinho, está já em marcha a festa de Sá Barrocas com início no sábado dia 19 de Jsneiro.

Música, procissão e encontro de habitantes e ex-habitantes do bairro são os momentos destacados da festa.

No sábado, a partir das 9h, a Comissão irá fazer a tradicional arruada onde percorrerá as diversas ruas da cidade, acompanhada por um Grupo Musical para saudar os Aveirenses.

A Celebração da Palavra é às 17h30 seguindo-se às 22h o concerto de David Antunes & The Midnight Band que convida Berg.

Domingo, às 15h, há Eucaristia animada pelo Clã São Sebastião - Agrupamento de escuteiros 283 da Vera-Cruz - o clã porque tem como patrono o Mártir São Sebastião.

Após a Eucaristia seguir-se-á a Procissão acompanhada pela Banda Amizade. O dia termina com o espetáculo da Banda Fusiforme.

Na segunda, dia 21 de Janeiro, às 18h30, Eucaristia por alma dos habitantes do Bairro já falecidos.

Os espetáculos musicais serão realizados dentro de uma Tenda Gigante.

São Sebastião é tomado como “exemplo” de conseguir ultrapassar as dificuldades num bairro que foi de contrastes e que hoje é mais residencial.

“Mesmo num bairro mais descaracterizado e habitacional esta comissão de festas tem dado a conhecer a devoção ao santo para que, os novos habitantes, vão nutrindo algum gosto pela própria festa”, refere nota da Comissão.

Há 17 anos que, havendo festa ou não, acontece o jantar anual, que junta moradores e ex moradores do bairro de Sá barrocas.

Inicialmente existiam dois jantares, um de homens, outro de mulheres e no final juntavam-se todos em visita à capela. Neste momento apenas existe um jantar conjunto que reúne todos.

“Existem mesmo pessoas que só se encontram nesta altura da festa e, com a sua devoção, acabam sempre por cantar também o hino ao Mártir São Sebastião, música que acompanhava o cortejo de pastoras que se fazia para angariação de fundos para a festa”.