Aveiro: Autarquia testa novos modelos em Atividades de Animação e Apoio à Família.

2018-08-13 19:39

Categoria: 

Concelho: 

O Executivo Municipal de Aveiro aprovou a celebração de um protocolo de colaboração com a Associação Tempos Brilhantes.

Investe 156 mil euros, no período compreendido entre 1 de setembro e 31 de dezembro de 2018, na implementação de uma experiência-piloto, de desenvolvimento das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), modelo este que será acompanhado e avaliado pela CMA, com o objetivo de lançamento do concurso público para os anos letivos seguintes.

No ano letivo de 2017/2018, as AAAF foram implementadas em 22 dos 26 Estabelecimentos de Educação Pré-Escolar, da rede pública do Município de Aveiro, estando este serviço integrado no serviço de produção e distribuição de refeições.

O Município de Aveiro afirma que pretende promover, através da celebração deste protocolo, uma oferta de qualidade ao nível das AAAF, com o objetivo que todos os Estabelecimentos de Educação Pré-Escolar desenvolvam atividades “efetivamente enriquecedoras” para as crianças, “diferenciadoras e em áreas diversificadas”, que sejam distintas das atividades realizadas na componente letiva, e que garantam tempos de atendimento com qualidade, que respondam às necessidades dos pais e ao bem-estar das crianças.

Destaque para as atividades associadas às artes, expressões e ateliers, promotoras de uma componente prática que estimulem a liberdade e a autonomia, a fim de garantir qualidade no tempo de animação socioeducativa.

A autarquia confirmou na reunião da passada sexta o recrutamento de três Assistentes Operacionais para a Educação Pré-Escolar.

A contratação será realizada através da reserva de recrutamento interno constante da Lista Unitária de Ordenação Final dos Candidatos Aprovados, homologada a 11 de agosto de 2017 e válida pelo período de 18 meses.