Aveiro: Autarquia prepara empreitadas de qualificação no teatro Aveirense, mercado de Santiago e áreas urbanas.

2019-05-22 10:47

Categoria: 

Concelho: 

Teatro Aveirense e Mercado de Santiago vão receber obras de manutenção e modernização.

Está em curso o procedimento por consulta prévia para elaboração do projeto de execução das obras de renovação do Teatro Aveirense, pelo valor base de 73.000,00€ (+IVA).

A última grande intervenção de reabilitação aconteceu em 2003 e a autarquia diz que é tempo de dar atenção ao edificado com “revisão geral” dos elementos construtivos, redes de infraestruturas, equipamentos mecânicos e a organização funcional.

E uma ação que surge também enquadrada pela candidatura de Aveiro a Capital da Cultura em 2027 cuja apresentação está marcada para o próximo dia 15 de junho, em São Jacinto.

Outro dos projetos de reabilitação é o do Mercado de Santiago. Investe 64 mil euros no projeto e admite como estimativa de custo o valor total de 1,6 milhões de euros para adequar o mercado aos seus novos usos.

A Câmara de Aveiro avança com o concurso público para a requalificação urbana da zona habitacional de Montes de Azurva, na Freguesia de Eixo/Eirol, pelo valor base de 476 mil euros (+IVA), com a aprovação do projeto realizado por Técnicos da CMA e o lançamento do concurso na Reunião de Câmara desta quinta.

A empreitada pretende solucionar problemas relacionados com o redimensionamento de passeios, promovendo as acessibilidades e tornando estes mais úteis na sua largura, ao mesmo tempo que vai reorganizar os estacionamentos, sinalização horizontal e vertical e a construção de novos espaços verdes, com a introdução de novas árvores e implantação de mobiliário urbano, sobretudo bancos e papeleiras.

Este projeto contempla também o tratamento de alguns arruamentos e estacionamentos circundantes à urbanização e ainda a arborização da envolvente do parque infantil de Azurva, que se encontra localizado a poente da intervenção.

Pretende-se ainda reconstruir o parque verde existente nas traseiras dos prédios, na parte sul da urbanização, implementando profunda qualificação do espaço, com instalação de equipamentos para atividades de lazer e recreativas, reconstrução dos acessos pedonais e instalação de novas zonas de estar e de lazer.

Em São Bernardo está prevista uma obra de reperfilamento da Travessa Nossa Senhora da Saúde, em São Bernardo, pelo valor base de 56 mil euros.

Esta empreitada visa organizar e melhorar o espaço público, o perfil da Travessa e desafogar o entroncamento com a Rua Padre Américo. Para além da repavimentação da via, serão construídos passeios para peões, marcação de estacionamentos e plantação de árvores ao longo da via.