Aveiro: Associações e cidadãos desafiados a participar em estudo sobre mobilidade.

2019-11-09 09:46

Categoria: 

Concelho: 

A Ciclaveiro - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta – quer os utilizadores a aderirem ao desafio da mobilidade lançado no âmbito da iniciativa Aveiro Tech City.

A Câmara Municipal de Aveiro apresenta o Desafio da Mobilidade em parceria com três associações locais: NBICLA - AAUAv, Ciclaveiro e Cicloeixo.

Os Objetivos deste desafio passam por melhorar a qualidade de vida de quem se desloca a Aveiro para trabalhar, viver e conhecer, através do uso de tecnologia e soluções criativas e disruptivas; Promover o uso da bicicleta numa região já atualmente reconhecida pelo uso significativo deste meio de transporte; Promover o aumento do uso da bicicleta de uma forma sustentada, tendo em conta a segurança dos seus utilizadores e a adequação das infraestruturas urbanas a esta opção de mobilidade e tornar a componente tecnológica associada à estratégia Aveiro Tech City mais percetível ao cidadão comum.

Ideias que podem ir do impacto real na qualidade de vida, recolhendo informação e dados que permitem à Câmara Municipal de Aveiro melhorar os trajetos usados por bicicletas e monitorizar o comportamento dos seus utilizadores, integrando ainda toda esta informação na plataforma de dados urbanos do município.

Esta iniciativa contempla a distribuição de 180 equipamentos See.Sense Ace Rear, uma luz de bicicleta com vários sensores instalados (800 gravações/segundo), permitindo detetar e reconhecer riscos e situações com maior intensidade de trânsito, aumentando a luminosidade e ritmo da intermitência, gerir o nível de luz consoante a altura do dia e o nível de bateria existente e com um raio de visibilidade até 1,5kms de distância.

Os sensores irão recolher vários tipos de dados que poderão ser transferidos para uma plataforma de análise.

Essa informação permite à autarquia analisar os trajetos usados pelos utilizadores de bicicletas, receber informação sobre as condições do asfalto, da infraestrutura urbana e dos potenciais perigos para os ciclistas.

O Desafio da Mobilidade decorrerá entre dezembro 2019 e dezembro 2021 e estará aberto à participação de qualquer pessoa a partir de 16 anos, com smartphone com dados e bicicleta própria.

As inscrições estão abertas até ao dia 30 de novembro.