Aveiro: Alunos da UA levam propostas para novos parques a debate público. Autarquia reafirma compromisso sobre corredor verde em São Bernardo.

2023-01-26 07:33

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

No dia em que alunos da UA mostram resultados de projetos académicos com sugestões para a qualificação e criação de espaços verdes, Aveiro revela que há compromisso assumido com um novo corredor verde em São Bernardo.

A cidade é desafiada para um debate aberto sobre a criação de novas manchas verdes em Aveiro e a criação de um parque central que faça a ligação entre São Bernardo e a zona do pavilhão do Clube dos Galitos.

A proposta parte do trabalho de investigação de alunos da Unidade Curricular de Espaço Público Urbano do Mestrado em Planeamento Regional e Urbano, da Universidade de Aveiro.

Das propostas apresentadas e pela pertinência do momento, foi lançado o encontro em espaço aberto, esta quinta, ao final da tarde na FNAC.

Além da qualificação do Parque Infante D. Pedro, Parque da Baixa de Santo António há ideias para fazer a ligação de um novo parque nas traseiras do pavilhão dos Galitos em ligação ao Parque da Ribeira de Vilar que a Junta de Freguesia tem assumido como aposta para o futuro da freguesia.

Uma mancha verde que ficaria às portas do corredor escolar da Mário Sacramento e da José Estêvão.

José Carlos Mota, investigador universitário, já admitiu que o resultado do projeto “era bom demais para ficar dentro das paredes da academia” e leva o debate ao espaço público.

Esse momento acontece na FNAC, em Aveiro, esta quinta, entre as 18h e as 20h.

A sessão prevê a apresentação dos trabalhos e debate público das propostas.

Ribau Esteves diz estar atento ao que os alunos apresentam como proposta e ao que a Junta de São Bernardo deseja para o corredor verde da baixa de Vilar mas salienta que esse é um compromisso assumido e que será cumprido no mandato.

O autarca revela que o programa eleitoral da Aliança com Aveiro é claro quanto a essa questão.

Aveiro quer dotar a freguesia de São Bernardo de um percurso que vai da Quinta do Peixinho à Baixa de Vilar e, dessa forma, criar o corredor desejado pela população:

 

Foto: Hélder Bernardo