Aveiro: ADASCA promove campanha de recolha de sangue.

2020-04-03 10:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Associação de Dadores do Concelho de Aveiro realiza esta sexta mais uma campanha de colheita de sangue no mercado de Santiago na sede da ADASCA.

O período da tarde fica reservado para as colheitas na sede no mercado de Santiago.

A doação de sangue tem justificação para a deslocação de cidadãos durante o período de imposição de isolamento social.

Para efeitos de justificação, aconselha-se os dadores a guardar os SMs e no local da colheitas de sangue pedir a declaração de presença, quer tenham sido ou não aprovados para a dádiva.

“Sempre que as condições o permitam deve-se continuar a doar sangue, porque não podemos esquecer que há muitos outros doentes internados com doenças que necessitam de sangue para sobreviver ou para efetuarem terapêuticas indispensáveis à melhoria das suas doenças”.

Além do preenchimento de um questionário com consentimento informado, os candidatos são avaliados por um médico, quer nas suas respostas como através de exame médico, tendo sido ainda instituído um reforço na pesquisa de antecedentes pessoais do dador, nas questões relacionadas com as viagens a áreas ou regiões com surto ou transmissão comunitária ativa.

Quanto a um eventual risco de transmissão do novo coronavírus através do sangue, não parecer haver razões para alarme dado não ter sido reportado até à data qualquer caso de transmissão de vírus respiratórios (incluindo coronavírus) por transfusão ou transplantação.