Aveiro acolhe exposição sobre “Joshua Benoliel, Repórter Parlamentar".

2018-07-06 06:47

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro inaugura esta sexta-feira, 6 de julho, a exposição “Joshua Benoliel, Repórter Parlamentar, 1906 – 1924” que ficará patente no Museu Arte Nova de até 2 de setembro.

Esta mostra pertence ao Museu da Assembleia da República e pretende mostrar o trabalho do autor, considerado por muitos como o pai do fotojornalismo em Portugal.

Joshua Benoliel, descendente de uma família judia, nasceu em 1873, em Lisboa e viveu num período de transição entre a Monarquia e República, o que lhe permitiu retratar acontecimentos históricos, desde os reinados de D. Carlos e D. Manuel II, a Revolução Republicana de 1910, os primeiros Presidentes da República, as revoltas monárquicas e a participação do corpo expedicionário português na Primeira Guerra Mundial.

Joshua Benoliel (1873-1932) é considerado um pioneiro da reportagem Fotográfica em Portugal. Embora se tenha vinculado, ao longo da sua carreira, principalmente às publicações do jornal “O Século”, colaborou em muitos outros periódicos, tanto no âmbito nacional como no internacional.

A sua produção representa um privilegiado testemunho histórico, pois acompanha a fase de transição entre a Monarquia e a República, retratando muitas das personalidades de um e do outro regime, mas sem nunca deixar de captar instantâneos da população, em que se destaca o cariz humanista que soube imprimir às cenas.