Aveiro acolhe Encontro Internacional de Jovens sobre alterações climáticas.

2019-09-05 17:44

Categoria: 

Concelho: 

Desde ontem e até ao dia 8 de setembro, decorre em Aveiro um Campus Juvenil Internacional sobre alterações climáticas, que reúne 93 alunos e 26 professores oriundos de várias regiões de Portugal, Polónia, México e Espanha. Pelo terceiro ano consecutivo, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro acolhe e coorganiza este evento que procura encontrar de forma criativa respostas educativas para o problema das alterações climáticas.

O Campus Juvenil Internacional Climântica e o seu corpo docente têm dois grandes objetivos. O principal é desenvolver equipas heterogéneas relativamente à idade, competências, vocações, talentos e diversidade geográfica e temática, procurando sempre envolver a criatividade como resposta educativa para o problema das alterações climáticas. O outro objetivo consiste em promover a articulação multidisciplinar e fortalecer redes escolares internacionais que possibilitem intercâmbios de experiências relacionadas com diferentes realidades sociais, culturais e económicas.

No âmbito deste campus, os jovens dos 11 aos 17 anos são desafiados a produzir um espetáculo que junte teatro, música, dança e artes plásticas, e ainda cinco curtas-metragens de sensibilização ambiental sobre as alterações climáticas no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

Os alunos participantes foram selecionados entre mais de 200 alunos de 3 continentes diferentes que se candidataram através da publicação de um produto multimédia.

Os professores, por sua vez, também têm um programa dedicado, que incluí workshops, uma saída de campo, e vários seminários apresentados por diversos oradores de diferentes entidades, sempre com o propósito de encontrar novas formas de aprender e ensinar sobre o tema das alterações climáticas.

A apresentação final das curta-metragens e do musical produzidos pelos alunos acontece no último dia do campus, 8 de setembro, das 12h00 às 14h00, no auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro, e é aberta ao público geral.