Aveiro acolhe encontro internacional de alunos sobre alterações climáticas.

2017-09-04 11:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental está a promover o Encontro Internacional sobre Alterações Climáticas e Oceanos que reúne 120 estudantes e professores em Aveiro até 6 de setembro. As atividades decorrem na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro com jovens de várias regiões de Espanha, Portugal e México.

De Portugal participam delegações de escolas de Ílhavo, Aveiro, Viseu, Coimbra, Lisboa, Ermesinde e Faial. De Espanha há representantes das regiões da Galiza, Canárias, Madrid, Castilha e Leon, Andaluzia, entre outras, e do México vieram 10 alunos e 4 professores de escolas da Cidade do México.

Uma rede de escolas do ensino básico e secundário do projeto Climántica juntam-se a outro grupo de alunos e professores que fazem parte do projeto Europeu ERASMUS+ EduCO2cean que se encontra a decorrer entre setembro de 2016 e agosto de 2018.

Neste contexto associaram-se dois projetos tendo como produtos um Campus Juvenil Internacional Climántica com cerca de 80 estudantes e o Seminário de Professores EduCO2cean com cerca de 40 professores.

O projeto Climántica é coordenado por Francisco Soñora-Luna do IES Virxe do Mar e o Projeto Europeu EduCO2cean é coordenado por Joaquim Ramos Pinto, presidente da Associação Portuguesa de Educação Ambiental.

Têm como objetivos analisar os marcos científico, social e de comunicação implicados no desenvolvimento do campus juvenil internacional; Analisar conteúdos, estratégias metodológicas e atividades que permitam articular projetos curriculares de comunicação científica e socioambiental sobre as alterações climáticas; Proporcionar contextos docentes – discentes inovadores; Procurar estratégias docentes transversais para superar barreiras e identificar as respostas educativas perante as alterações climáticas mais relevantes.

A ideia é que o sistema seja aplicado em toda a União Europeia, para transmitir à sociedade a importância da investigação nos impactes e mitigação das alterações climáticas no oceano, com enfâse especial no oceano Atlântico e no Mar Báltico, tendo como vantagem a liderança da União Europeia neste campo de conhecimento.

“Neste projeto, os alunos tornam-se investigadores que colaboram em projetos científicos. O impulso que EduCO2cean tem na liderança, no trabalho em equipa, ferramentas de comunicação e a formação científica rigorosa, irá permitir-lhes aprender mais, melhor e mais profundamente. O foco é chegarem a 2020 em melhores condições e com melhores oportunidades para trabalhar na sociedade do conhecimento que irá estimular uma economia europeia mais competitiva e ambientalmente mais respeitadora”.

O projeto desenvolve-se até 31 de Agosto de 2018.