Autarcas de Ílhavo promovem mercados e uso de sacos reutilizáveis.

2019-12-27 16:42

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Autarcas de Ílhavo preparam para a participação ativa, este sábado de manhã, na campanha de entrega de sacos reutilizáveis nos Mercados Municipais.

A interação com o público acontece amanhã, dia 28 de dezembro, a partir das 10h, no Mercado da Costa Nova, com as presenças do Presidente da Câmara, Fernando Caçoilo, do Vereador do Pelouro do Ambiente e Qualidade de Vida, Marcos Ré, e do Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação, Augusto Rocha.

De referir ainda que no decorrer desta campanha serão incluídos os Mercados Municipais da Gafanha da Nazaré e de S. Salvador, numa ação que se prolongará até ao verão de 2020 e que conta também com a parceria da SUMA.

Esta ação começou em Dezembro com a entrega de sacos nos Mercados Municipais da Costa Nova e da Barra na campanha ambiental “És fresco, és”.

O mote é inspirado na expressão tradicional portuguesa para designar que alguém fez algo de errado ou está em vias de o fazer - procurando salientar a escolha errada do saco de plástico de uso único (descartável) em vez da opção "saco reutilizável".

Esta ação, integrada no programa "Logística descarbonizada e economia circular para mercados tradicionais de frescos", lançado e cofinanciado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, pretende divulgar junto dos comerciantes e clientes as mais-valias proporcionadas pela mudança do paradigma instalado e pela preferência por materiais que não de uso único.

Para além dos benefícios da reutilização, esta ação promove igualmente a frescura dos produtos e a confiança e proximidade dos mercados tradicionais, através de um formato de animação com mascotes, incluindo o Ambúzio, representante do Município de Ílhavo, sendo distribuídos, qualitativamente, sacos de juta que é uma fibra natural extraída de uma planta que se cultiva, nomeadamente, na Índia, Paquistão e Brasil, e da qual se fazem sacos de múltipla utilização para aplicação imediata dos princípios ministrados.

Com esta campanha serão distribuídos aproximadamente 10 mil sacos reutilizáveis, totalizando 21 mil sacos distribuídos nos 10 anos de implementação de ações desta natureza e com os objetivos preconizadas pela Câmara Municipal de Ílhavo.