Associações guiam visita à construção dos muros das marinhas.

2018-09-22 11:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Centro da Terra, em colaboração com a Explore-Aveiro, promove uma visita guiada ao mundo do “torrão”.

Trata-se da descoberta do processo de construção dos muros das marinhas que será recreado este domingo.

O torrão é um paralelepípedo de terra argilosa, com uma face quadrada de aproximadamente 25cm, com a profundidade igual às medidas da lâmina da enxada usada para os retirar do chão das praias de junco onde eram produzidos. Os blocos extraídos eram transportados de barco até à marinha e colocados deitados, por camadas, na mesma sequência em que eram extraídos.

Tradicionalmente as motas eram construídas por duas paredes paralelas de “torrão” que delimitam as marinhas e evitam a inundação durante as marés. A zona interior era construída através do preenchimento com lamas provenientes do interior da marinha e que, por serem materiais muito argilosos, lhe conferiam a necessária impermeabilidade.As associações querem recriar esta tradição com o apoio de um marnoto João Instrumento que partilha o seu saber desta técnica que desde criança aprendeu todos os segredos.

Junta-se à fina o conhecimento científico da UA, na pessoa do Investigador António Figueiredo e a engenheira Maria Carlos também acompanha esta visita.

Sessão entre as 14h e 18h30.