Associação Portuguesa de Educação Ambiental abre portas da Quinta Ecológica da Moita aos alunos de escolas de Aveiro.

2019-12-18 07:57

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental leva alunos de escolas de Aveiro à quinta ecológica da Moita.

O protocolo de colaboração entre o Núcleo de Aveiro da ASPEA e o Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento abre caminho a essa colaboração e partilha de atividades de Educação Ambiental nas Escolas.

O programa anual de atividades será proposto por cada uma das partes e analisado conjuntamente em áreas como apoio a trabalhos de investigação e divulgação, colaboração do AEMS nos canais de comunicação da ASPEA, através da divulgação de projetos do Agrupamento e trabalhos de pesquisa interdisciplinares, apoio no contexto de ações de intervenção social e cidadania ativa em contexto escolar, dinamizadas pelo projeto Escola Aberta, Sociedade Aberta, Escola Escola e Educação para a Cidadania, debates e palestas sobre temas no âmbito da Educação Ambiental, oficinas de reutilização criativa “arte e ambiente” para alunos e professores, aulas na Natureza, estágios e formação de professores.

Para suportar essas apostas as duas entidades anunciam candidaturas conjuntas a linhas de financiamento.

No âmbito do Projeto “Escola Aberta, Sociedade Aberta”, o Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento integrará, como escola associada, o Projeto Europeu CareFOREST que permitirá desenvolver competências de literacia e de cidadania ambiental relativas à importância das florestas enquanto recurso de vida e bem-estar.

“Procurar-se-á melhorar o conhecimento sobre os impactes das atividades humanas nos ecossistemas, nomeadamente ao nível da gestão dos solos, ao mesmo tempo que se formam cidadãos cada vez mais atentos e ambientalmente comprometidos, dotando-os desde cedo de competências para as respostas que se afiguram cada vez mais necessárias a uma mudança de paradigma sobre os modeles de gestão e educação florestal”.

Este protocolo irá permitir que alunos da Escola Secundária Dr. Mário Sacramento possam integrar, ainda este ano letivo, o grupo de parceiros observadores do Projeto “Vamos Cuidar do Planeta” que tem como objetivo geral reforçar a cultura democrática e a consciência cívica de jovens em idade escolar, através da implementação da metodologia do projeto europeu “Let´s take care of the planet!” em Portugal, de uma forma estruturada e em rede.