Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica comemora o seu 1.º Aniversário.

2019-05-03 10:29

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica comemorou o seu 1.º Aniversário no Convento de Mafra com representação de autarcas dos municípios da região que integram a rede.

Miguel Capão Filipe, Vereador da Câmara Municipal de Aveiro e Presidente da Assembleia Geral desta Associação, foi um dos nomes presentes.

Na cerimónia foram distinguidos ceramistas de todo o país com um diploma de participação e colaboração com as Cidades e Vilas de Cerâmica Portuguesas, seguindo-se uma Assembleia Geral em que foram nomeados, por aclamação, os primeiros membros honorários da Associação, que são as principais instituições e organizações ligadas e que apoiam ou estudam e investigam a cerâmica em Portugal.

Em foco o Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro e a Sociedade Portuguesa de Cerâmica e Vidro.

Na sessão foi divulgado o programa do Bom Dia Cerâmica, que este ano terá lugar a 18 e 19 de maio em toda a Europa, para comemorar a cerâmica como testemunho da criação humana, de valor e de emprego.

Recorde-se que a APTCVC teve como membros fundadores os municípios de Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares, todos com fortes tradições ou importância económica no campo da cerâmica artesanal, patrimonial ou industrial.

A Associação Portuguesa está em fase de adesão ao Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial de Cidades Cerâmicas, que já é constituído pela Itália, França, Espanha e Roménia.