Associação Norte-Americana para o Avanço da Sustentabilidade no Ensino Superior distingue artigo de investigadores da UA.

2023-12-07 18:22

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Norte-Americana para o Avanço da Sustentabilidade no Ensino Superior (Association for the Advancement of Sustainability in Higher Education - AASHE) anunciou, esta quinta, dia 7 de dezembro, que o artigo assinado por 12 investigadores, onde se incluem Sara Moreno Pires e Mariana Nicolau, da Universidade de Aveiro (UA), foi reconhecido com o prestigiado prémio AASHE Sustainability Award, pela investigação excecional no domínio da sustentabilidade no ensino superior.

A investigação divulgada no artigo “Teaching sustainability within the context of everyday life: Steps toward achieving the Sustainable Development Goals through the EUSTEPs (Enhancing Universities’ Sustainability Teaching and Practices through Ecological Footprint) Module” foi conduzida no âmbito do projeto Enhancing Universities’ Sustainability Teaching and Practices through Ecological Footprint (EUSTEPs) financiado pelo programa da União Europeia ERASMUS+, foi considerada a grande vencedora internacional na categoria Campus Sustainability Research Award.

Sara Moreno Pires (primeira autora) e Mariana Nicolau são investigadoras do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da UA.

O Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, comentou a atribuição desta distinção e destacou a relevância para a instituição do trabalho nesta área.

“A sustentabilidade é um objetivo estratégico estruturante da Universidade de Aveiro e a Calculadora da Pegada Ecológica desenvolvida pelo projeto EUSTEPs desempenha um papel central nesse contexto. A atribuição deste prémio vem confirmar a qualidade do trabalho desenvolvido e mostrar que estamos a construir o futuro da Universidade com base em instrumentos científicos sólidos. Parabéns à equipa por esta distinção.”

A AASHE atribui os seus prestigiados prémios às Instituições e indivíduos que contribuem para impulsionar o ensino superior rumo a um futuro sustentável. Este ano, a AASHE recebeu mais de 300 candidaturas, resultando em 10 vencedores anunciados entre cinco categorias.