Associação de Amigos da Senhora do Pranto de Cimo de Vila já trabalha na defesa da história e da festa da padroeira.

2018-07-30 08:47

Categoria: 

Concelho: 

A Associação de Amigos da Nª. Sr.ª. do Pranto foi fundada em Março de 2016 e é uma associação exclusivamente constituída por particulares com o único objectivo de manter e divulgar as tradições e a história das festividades em torno da Nª. Sr.ª do Pranto, cuja Capela se situa em Cimo de Vila e, segundo historiadores, existe desde o séc. XVII.

O actual elenco directivo foi eleito este ano devido à demissão da anterior direcção e tem desenvolvido já várias iniciativas de índole popular como a noite de fados que teve casa cheia, o festival da sardinha que durante dius dias teve a presença de muitas centenas de pessoas e a edição de Pagelas "Gentes da nossa Terra" que já vai na 13.ª edição.

Recentemente foram mandados reparar, numa fábrica em Braga, os dois sinos da capela "já que não estavam em condições de segurança devido à madeira e às ferragens a necessitarem de serem substituídos". "Curiosamente e após limpeza dos mesmos estão agora visíveis as datas de 1866 da fundição de Cantanhede de Joaquim Dias Sorrilha de Campos e de 1939 da Fundição Sinos Nova Lusitânia de Ermesinde".

Outra iniciativa a decorrer é a recuperação do Arco Alegórico, peça centenária e que representa o principal ícone das gentes de Cimo de Vila e da festa de 15 de Agosto para a qual elementos da direcção e muitos residentes em Ílhavo já se encontram a trabalhar.