Associação Comercial e Câmara de Águeda ensaiam reaproximação em torno da festa do leitão.

2015-08-03 17:21

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A 22ª edição da Festa do Leitão à Bairrada de Águeda e a 18ª Mostra de Artesanato e Gastronomia, que se realiza entre os dias 9 e 13 de setembro, promete bater recordes e pode ser o primeiro passo para a reaproximação entre a organização e a Câmara de Águeda.  O certame já foi apresentado numa cerimónia com os corpos sociais da Associação Comercial de Águeda (ACOAG), patrocinadores, restaurantes, bares e assadores, os presidentes da Câmara e Assembleia Municipal de Águeda, Gil Nadais e Francisco Vitorino, respetivamente, bem como todo o restante executivo municipal.

Olívia Passos, presidente da direção da ACOAG, agradeceu a todos os envolvidos na organização da Festa do Leitão, não deixando de dar uma palavra à Câmara Municipal que desta forma surge mais envolvida no certame. "Estou em crer que, todos juntos, podemos fazer deste evento uma referência de Águeda, tal como já é o AgitÁgueda", afirmou a dirigente, num repto lançado ao presidente da autarquia.

Adriana Henriques, do Turismo do Centro Portugal, elogiou a organização da Festa do Leitão à Bairrada, afirmando que "Águeda é um exemplo no país, pois organiza dois grandes eventos num curto espaço de tempo, refiro-me ao AgitÁgueda e à Festa do Leitão, que catapultam este concelho".

A representante da entidade de turismo não esqueceu de referir que "este município, que começo a conhecer melhor, é um caso de êxito ao nível do turismo, provando que tem outras riquezas que devem ser aproveitadas e divulgadas por todos".

O presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, respondeu ao repto lançado por Olívia Passos. "Já estivemos na organização da Festa do Leitão, mas não gostámos de algumas coisas e ficámos como parceiros", disse, mostrando, no entanto, "total disponibilidade para discutir com a ACOAG uma nova aposta da Festa do Leitão, porque todos sabemos que é necessário dar um passo em frente e, nesse sentido, podem contar connosco, mas não da forma como está organizada".

O autarca referiu ainda que "a Festa do Leitão tem de crescer e, para isso, devemos pensar num conceito que nos encha de orgulho a todos". Depois, foi apresentada a novidade da edição deste ano, da autoria da Pastelaria Trigal, WRAP de Leitão, uma iguaria que foi elogiada por todos os presentes. No final da noite, ficou a certeza de que esta edição da Festa do Leitão, pelo seu cartaz e pelas novidades que estão previstas, “será uma das melhores de sempre”.